“O espírito de criança é algo que o tempo não pode apagar”
No passado sábado, dia 1 de junho, celebrou-se o Dia da Criança em Portugal. Por esse motivo hoje o artigo é para os pais ou futuros papás que pretendem inspirações para o quarto dos seus filhos. Porque não aproveitar para fazer um surpresa aos mais pequeninos?
Quem já passou pela experiência de decorar um quarto para uma criança sabe que já é uma tarefa difícil. Mas, torna-se mais difícil se o quarto for para partilhar com irmãos e ainda mais complicado fica se os irmãos forem de sexo opostos.

Hoje trago algumas sugestões para quartos de criança partilhados com irmãos, sejam eles do mesmo sexo ou de sexos opostos.
Quando pensamos em quartos partilhados por um menino e uma menina começamos logo por pensar “Como vou fazer isto?”, “Como vou conseguir uma decoração equilibrada para ambos?”. O ideal é começar por escolher as cores que pretende utilizar. Pode utilizar como base cores neutras, como o branco e o bege, depois utilizar cores para delimitar o espaço de cada criança. Porque com o avançar da idade eles pretendem cada um ter o “seu espaço”.
Meninos VS Meninas

Nos exemplos demonstrados anteriormente foram utilizadas cores neutras como base e, neste caso o azul e o rosa serviram de delimitação do espaço de menino e menina, concebendo um ambiente harmonioso e perceptível do espaço individual de cada criança.
Mais exemplos abaixo…





Meninos
Para crianças do mesmo sexo a tarefa de decorar o quarto já fica um pouco mais facilitada. Já é possível escolher uma paleta de cores dentro do mesmo tons, que se aplique ao espaço todo, como no exemplo abaixo. Foi utilizada uma paleta de cores á base de tons azuis.

No entanto, um quarto de rapaz não precisa necessariamente de ser unicamente azul. Os exemplos abaixo mostram-nos algumas ideias de um quarto de rapaz apenas em tons cinza, ou em madeira, apenas com alguns apontamentos em azul. É importante não se esquecer que o espaço é concebido a pensar neles, assim, consoante a idade da criança, faça-a parte integrante do projeto e peça-lhe opinião. Perguntem-lhes “o que gostariam de ter no quarto”, qual ” a sua cor preferida”, se têm algum “peluche preferido”. É necessário o espaço conter objetos de valor sentimental para as crianças, para que sintam que aquele espaço é deles.




Meninas
No que diz respeito ao espaço para as meninas, é totalmente diferente. Geralmente, estas já gostam de dar a sua opinião e colocar as suas coisas a gosto. Tendem a gostar de cores, como o cor de rosa e utilizar padrões florais. Qual a menina que não sonha em ter um quarto totalmente cor de rosa? Hoje em dia temos variadas opções de decoração de quarto de meninas em que a cor predominante seja o rosa, não necessariamente o cor de rosa “Barbie” ( hahaha) .
No exemplo mostrado abaixo, o rosa velho é uma boa escolha para tornar o quarto das suas filhas num quarto de princesas ajustado às tendências actuais. Podem ainda optar por cores mais neutras e apenas apontamentos de cor , como o rosa, se a criança assim o desejar. Nunca se esqueça de ouvir as suas crianças e certificar-se que as vai fazer “sentir felizes” naquele seu espaço, aquele que será o quarto que as verá crescer.






Espero que tenham gostado e que as sugestões vos tenham agradado. Para quem tem a difícil tarefa de decorar o quarto dos filhos, espero ter inspirado a fazer mais e melhor.
Ate ao próximo post.
Joana Quadros